Atualização: Inscrições encerradas; vagas preenchidas

Estão abertas as inscrições para a Oficina Moku hanga: Introdução à xilogravura japonesa, que será realizada no Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa. A atividade é gratuita e está agendada para o dia 18 de janeiro, às 14h. Para se inscrever, é necessário entrar em contato pelo número 48 99608 9500. Serão oferecidas 15 vagas e a oficina é indicada para jovens com mais de 14 anos interessados em arte, cultura japonesa, reprodução, impressão, carimbos e artes gráficas. 

Os inscritos poderão conhecer e experienciar o processo de impressão de uma gravura em matriz de madeira até a obtenção da estampa sobre papel washi. Utilizando matrizes prontas já entalhadas seguindo a técnica de gravura japonesa moku hanga. A demonstração - oficina será ministrada pela gravurista boliviana Ana Barroso.

A oficina faz parte da programação relacionada àmostra Um olhar sobre a Cultura Japonesa, em cartaz no MHSC.

Sobre a oficina:
A demonstração da xilogravura em relevo menos tóxica, pretende introduzir aos participantes os princípios da impressão na técnica japonesa moku hanga, através da abordagem dos aspectos técnicos que a distinguem da xilogravura ocidental, a demonstração e a prática da impressão.

Apresentará aos participantes as seguintes etapas: transferência de uma imagem para a madeira; técnicas de gravação e registro; preparação do papel; e execução prática de impressões coloridas com tintas à base d’água e papel washi em matrizes pré trabalhadas utilizando ferramentas construídas artesanalmente.


EMENTA DA DEMONSTRAÇÃO E OFICINA DE IMPRESSÃO:
● Introdução à Xilogravura Japonesa contemporânea
● Características da impressão xilográfica a base d’água
● Hanshita-e: transferência de imagem para o bloco de madeira
● Kento: Registro para gravura multicolorida
● Gravação de bloco de contorno (kagihan) e bloco de cor (irohan)
● Apresentação dos materiais e descrição do trabalho
● Preparação do papel para impressão
● Descrição dos materiais e ferramentas:
pigmentos, cola de arroz, pincéis, escovas e baren
● Impressão em papel japonês de bloco de contorno e bloco de cor
● Secagem do papel
● Impressão de estampas realizadas pelos assistentes

Breve currículo da ministrante:
Ana Barroso Calle www.barcabogante.art
Graduada em Artes Plásticas na Bolívia. Ministra a oficina de Moku Hanga desde o ano 2017 e desempenha atividades artísticas e pedagógicas com o atelier nômade Olha Presión, divulgando a gravura menos tóxica. Pesquisadora nos campos da gravura verde e da gravura expandida, conta com
diversas exposições coletivas e individuais dentro e fora da Bolívia. Possui vasta experiência em projetos de animação e artes plásticas há mais de uma década.

Serviço:
O quê: Oficina Moku hanga: Introdução à xilogravura japonesa

Onde: Palácio Cruz e Sousa

Data: 18/01/2024, quinta-feira, das 14h às 17h.

Gratuita e com todos os materiais inclusos

Vagas: 15. Indicada para jovens com mais de 14 anos interessados em arte, cultura japonesa, reprodução, impressão, carimbos e artes gráficas

Imagens: Adriana Cigognini