"É um relógio único no mundo", afirmou, emocionado, o artesão Geraldo Ziebarth, de 81 anos, responsável pelo conserto de uma peça especial, patrimônio dos catarinenses: um relógio construído em 1943 e adquirido pelo Governo do Estado em 1945 durante o mandato de Nereu Ramos.

O relógio é praticamente todo confeccionando em madeira de Imbuia - inclusive as engrenagens, o que é algo considerado raro. Apenas alguns eixos e parafusos são feitos com outros materiais metálicos. Os ponteiros e números romanos são feitos em madeira de pau-marfim.

A estrutura levou mais de 11 anos para ser restaurada e, a partir desta sexta, 08, poderá ser vista no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. 

A peça ganhou notoriedade na imprensa dos anos 1940 por ser um relógio de alta precisão. Foi construída utilizando uma técnica tradicional da cultura alemã, com madeira entalhada e engrenagens que garantem a marcação das horas, da data e das fases da lua. Manualmente, ainda é possível registrar as estações do ano. A peça ficou por mais uma década sob os cuidados do artesão Geraldo Ziebarth, filho do idealizador do projeto que, ao longo dos últimos anos, desvendou o sistema de funcionamento do relógio e confeccionou novas peças para substituir as que estavam estragadas. Tanto Geraldo, como o pai, o construtor do relógio, Alvino Ziebarth, são de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina.

06112019 mhsc mhm 8048Durante dois dias (6 e 7 de novembro) o artesão montou o relógio no local onde ficará exposto: a Sala dos Governadores. O trabalho de montagem foi realizado com a precisão e a delicadeza que a peça exigia. A ação foi acompanhada por técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão que administra o Museu Histórico de Santa Catarina. Ao fim do trabalho, o artesão recebeu um certificado de honra ao mérito pelos serviços prestados na preservação da memória catarinense.

A peça é chamada de “Relógio Histórico Alvino Ziebarth", em homenagem ao construtor. Integra o patrimônio do Governo do Estado de Santa Catarina (Casa Civil).

 

Ascom FCC