FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Nos dias 26 e 27 de abril, a Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe o evento Brincadeiras das Crianças Japonesas, composto de mini-exposição e oficinas, além de sessão especial do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil com o filme "Meu Amigo Totoro" no dia 27, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach. A participação é gratuita. Proposta promovida pelo Nipocultura, selecionada no Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

A mini-exposição conterá itens referentes à infância no Japão, como o kamishibai (Teatro de Papel). Também será possível conhecer brinquedos como otedama (jogo feito com pequenos saquinhos costurados e preenchidos com feijão); daruma otoshi (torre de círculos de madeira que devem ser retirados com um martelo sem derrubar a torre), pião, taketombo (equivale ao pirocoptero brasileiro, feito de bambu); e kendama (bolinha presa por um fio a uma estrutura em forma de cruz, que deve ser encaixada na parte superior do brinquedo). Além disso, em ambos os dias haverá oficinas de origami, pipa e haicai para crianças; além de brincadeiras monitoradas (ayatori, otedama, karuta, brinquedos tradicionais).

Confira a programação:

26/04 (sexta-feira):

10h: Abertura da exposição
Mesa com brinquedos tradicionais: otedama, daruma otoshi, pião, taketombo, kendama
13h30: Kamishibai
Das 14h às 17h: Oficina de Origami (técnica secular japonesa de realizar dobraduras de papel)
Das 14h às 15h; das 15h às 16h; das 16h às 17h: Oficina de Pipa (link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1vLFv91tZcyv3-4_nnEh1Nxs5Q8gxI-rfc8QXZ0gP-ng/edit?usp=drivesdk)
Três horas de oficina dividindo em 3 turmas de até 20 alunos a cada hora

27/04 (sábado):

Das 10h às 21h: Exposição
Mesa com brinquedos tradicionais: otedama, daruma otoshi, pião, taketombo, kendama e ayatori
13h: Apresentação com Camerata Encantada - Projeto Camerata Educando com Música
13h30: Kamishibai
Das 14h às 15h; das 15h às 16h; das 16h às 17h: Oficina de Pipa (link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1vLFv91tZcyv3-4_nnEh1Nxs5Q8gxI-rfc8QXZ0gP-ng/edit?usp=drivesdk)
Três horas de oficina dividindo em 3 turmas de até 20 alunos a cada hora
Das 15h às 17h: Oficina de Origami
Das 15h às 17h: Oficina de Haicai (poesia japonesa) para crianças
16h: Cineclube da Mostra de Cinema Infantil - Filme "Meu Amigo Totoro"

A exposição "Desenho de Monstro 10ª edição - Samuel Beckett - Disjectos", aberta à visitação na Sala Lindolf Bell 1 do Centro Integrado de Cultura (CIC), promove programação paralela com conversas, sarau e performances. As iniciativas têm entrada gratuita.

Confira o cronograma:

28 de março - 18h: Conversa com autores dos textos de apresentação Fernando Faria, Samantha N Hoffmann e artistas. Performance inédita de Fernanda Fonseca Machado.
4 de abril - 18h: Drink & Draw
13 de abril - 18h: Sarau Literário Sonoro Musical com ações performáticas, leituras e declamações (traga sua contribuição com um trecho, uma página, uma frase da obra de Samuel Beckett ou um texto autoral ou de autores que dialoguem com a exposição).
20 de abril - 18h: Encerramento da exposição com reapresentação de performances e homenagem especial

A sala Lindolf Bell I, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebem a partir do dia 18 de março, às 19h, a exposição "Desenho de Monstro 10ª edição - Samuel Beckett - Disjectos". A mostra coletiva segue aberta à visitação até 20 de abril, com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Esta coletiva ocorre desde 2010, sempre tratando o monstruoso nas artes visuais e afins como eixo norteador. Nesta a proposta/provocação alia questões da coletiva com a obra do irlandês Samuel Beckett, como via de referendar um olhar sobre a obra seja literária, dramatúrgica, poética além de aspectos da vida do autor.

Os artistas foram convidados a sentir, a partir de alguma afinidade com o pensamento do referente, como poderiam contribuir para a mostra no quê, em quem, como, através do quê, onde o olhar se detém à medida que adentra o mundo das palavras e do silêncio de Beckett.

As narrativas são independentes e a exposição acontece como uma interlocução entre monstros, no caso beckettianos.

Serviço:

O quê: Exposição "Desenho de Monstro 10ª edição - Samuel Beckett - Disjectos"
Abertura: 18/03/2024, às 19h.
Visitação: de 19/03 a 20/04/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Sala Lindolf Bell I - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita

A artista Gilma Mello apresenta a exposição "Invisíveis", no Espaço Lindolf Bell I do Centro Integrado de Cultura (CIC). A mostra terá abertura no dia 30 de novembro, às 19h, e segue com visitação gratuita até 31 de dezembro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Com curadoria Robert Scott Macleay, a exposição apresenta uma série de trabalhos nos quais a artista questiona a invisibilidade do idoso na sociedade. "Chamo atenção para o etarismo e a falta de atenção com as pessoas depois de uma certa idade", explica Gilme Mello.

A instalação composta por 25 painéis, medindo 1 m x 3 m de altura, em tecido translúcido, tipo voal, apresenta autorretratos impressos por sublimação, gravuras feitas com placas de ferro (sucatas de uma metalúrgica) e canos de cobre. Como parte do conceito, também foram usadas bolsas que representam a bagagem cultural e guarda-chuvas, como um pedido de proteção.

Serviço:

O quê: Exposição "Invisíveis", de Gilma Mello
Abertura: 30/11/2023, às 19h.
Visitação: até 31/12/2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Lindolf Bell 1 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis.
Entrada gratuita.

O aniversário de 350 anos de Florianópolis, comemorado em 2023, une-se às comemorações dos 30 anos da Unicred Valor Capital para virar arte. Abre no dia 27 de julho, às 19h, a Coletiva “Entre Tempos – Um olhar contemporâneo sobre Florianópolis 350 anos”, uma ação com a parceria da Cooperativa de Crédito junto à Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP) com a curadoria da artista visual e orientadora Meg
Tomio Roussenq. A exposição será nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), reunindo o trabalho de 34 artistas, e estará aberta à visitação pública de 28 de julho a 27 de agosto, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A Coletiva faz parte do programa ProArte da Unicred, que tem a meta de contribuir para o desenvolvimento cultural, estimulando e dando visibilidade aos talentos catarinenses. Para alcançar esse objetivo, os trabalhos foram selecionados considerando os critérios subjetivos poéticos, a aderência ao tema proposto, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação dos profissionais, que prometem encantar os visitantes durante o mês da exposição. 

Artistas participantes

Albertina Prates, Andrea V. Zanella, Ângela Vielitz, David Ronce, Dulce Penna, Eliane Veiga, Elyane Rangel, Fábio Fialho, Gabriela Luft, Gavina Gelsyr Ruiz, Giovana Zimermann, Iara Dreger, Isolete Dozol, Jadna Pizzolotto, Janete Machado, Jean Rodrigues, Júlia Steffen, Lisete Assen, Luah Jassi, Luiz Schmidt, Marc Engler, Maria Cristina Giralt, Maria Esmênia, Mariette van de Sande, Marilene de Orleans, Miriam Porto, Nelma Camargo, Onildo Borba, Osmar Yang, Pedro Gottardi, Rodrigo Pereira, Sandra Melo, Soli e Tamara Nowascky.

Serviço:

O quê: Exposição coletiva "Entre Tempos - Um Olhar contemporâneo sobre Florianópolis 350 anos"
Abertura: 27 de julho de 2023, às 19h.
Visitação: de 28 de julho a 27 de agosto de 2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Salas Lindolf Bell - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita