O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) abre na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, às 19h, três novas exposições: Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural;  LivrosLivres e o diálogo com o acervo Entre a gravura e o livro, o tempo. Seguem no espaço as mostras Coleção MASC 70 anos e Thesaurus - Asp 70 anos.

Narrativas em Processo

Em parceria com o Instituto Itaú Cultural e com curadoria de Felipe Scovino, a exposição propõe uma investigação das diferentes relações que podem ser estabelecidas entre livro e artista. Estarão expostas obras do acervo artístico do Banco Itaú, que lançam um olhar sobre as diversas formas dos chamados livros de artista.

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural já circulou por importantes espaços culturais de São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte e Recife e segue em itinerância para solo catarinense, onde fica até o dia 3 de maio de 2020.

LivrosLivres

Livros como propositores de espaços de liberdade, em que as formas podem extrapolar ou subverter o formato usual, tornarem-se objetos ou páginas livres, palavras que voam ou que atravessam o espaço, imagens questionadoras e propícias a reflexões. Este é o mote que as curadoras Sandra Fávero e Juliana Crispe propõem ao trazer um recorte priorizando artistas ou editoras independentes do Sul do Brasil. 

Participam da exposição os artistas, autores, editoras e coletivos: Armazém, Céu da Boca, Coletivo F.U.D.E.U, Corpo Editorial, Camcuqui, Cultura e Barbárie, Diego de los Campos, Edições de Percurso , Editora Caseira, Editora Medusa, Eliana Borges, Elida Tessler, Fê Luz, Fernanda Magalhães, Fran Favero, Franzoi, Grafatório, Guita Soifer, Helene Sacco, Hélio Fervenza, Isabel Baraona, Karen Debértolis, Lugares Livro, Maria Ivone dos Santos, Mavi Veloso + Natália Lima Castro + Alex Cassimiro, Noa Noa, par(ent)esis, Pedro Franz, Raquel Stolf, Ricardo Corona, Ricardo Ramos, Sérgio Adriano H. e Yara Guasque.

Diálogo com o acervo

Na exposição Diálogo com o acervo apresentamos Entre a gravura e o livro, o tempo, uma gravura em metal sem título nos trazendo uma paisagem e a instalação Minúcias Insignificantes. Sandra Correia Favero, em seu texto de apresentação, diz: “atravessei décadas, mudei meus modos de pensar, acrescentei outros modos de fazer arte, não deixei de me surpreender por aquilo que aparece em meu trabalho sem que tenha sido pensado”. O interesse pela paisagem lhe faz não só olhar para a frente e ao seu redor, como também para onde coloca seus pés, e assim, de caminho em caminho vai encontrando pensamentos que geram trabalhos com as miudezas que não importam, mas que estão por aí a instigar.

Coleção MASC 70 anos

Com curadoria de Ylmar Corrêa Neto, a mostra comemorativa pelas sete décadas do Museu é composta por obras desde o núcleo inicial do MASC até aquisições mais recentes de obras contemporâneas. Trabalhos de artistas como Iberê Camargo, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cândido Portinari, Eduardo Dias, Martinho de Haro, Guignad, Cícero Dias, Mira Schendel, Franz Krajberg, Paulo Gaiad, Doraci Girrulat, Fernando Lindote, entre outros, integram a mostra.

Thesaurus - Asp 70

Também com curadoria de Ylmar Corrêa Neto, a mostra comemora os 70 anos de nascimento do artista visual Carlos Asp. O público confere desenhos pertencentes ao acervo do MASC, de colecionadores e do próprio artista.


Serviços:

O quê: Exposições Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural; LivrosLivres, e Diálogo com o acervo Entre a gravura e o livro, o tempo
Abertura: 11 de fevereiro de 2020, às 19h
Visitação: de 12 de fevereiro a 3 de maio de 2020. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

O quê: Coleção MASC 70 anos
Visitação: até 27 de fevereiro de 2021. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

O quê: Exposição Thesaurus - Asp 70 anos
Visitação: de 12 de fevereiro a 3 de maio de 2020. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)