Na próxima quinta-feira, 31, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) promove uma mesa redonda com os artistas Fernando Lindote e Jairo Valdati e os curadores Juliana Crispe e Franzoi. O encontro será às 19h, com entrada gratuita.

O propósito do evento é falar sobre as exposições O Astronauta, que reúne obras de Fernando Lindote que integram o acervo do museu, e o projeto Claraboia, que nesta edição traz a mostra Território Fragmentado, de Jairo Valdati. Essas duas exposições estão em cartaz no MASC até 03 de fevereiro.

Sobre as exposições

A sétima edição do Projeto Claraboia é uma exposição com curadoria de Massimo Scaringella e Franzoi. Trata-se de uma instalação que tem como referencial teórico a discussão do território originalmente ocupado pelas espécies bióticas em detrimento a fragmentação realizada pela ocupação humana. A instalação tem cerca de 400 imagens aéreas representando todo o território do Estado de Santa Catarina. Estas imagens datam de 1958 e estão impressas sobre papel. Cada imagem mede aproximadamente 80 x 100 cm. Além das imagens são utilizadas folhas de plantas secas, coletadas em remanescentes florestais distribuídos pelo território do Estado.

A instalação ocupa a área denominada Espaço Claraboia e se apresenta como uma floresta reminiscente: as imagens enroladas e acopladas umas as outras formarão esculturas em forma de cilindros que darão ideia de troncos de árvores. O conjunto de aproximadamente 150 esculturas representam as áreas remanescentes dos territórios das espécies no território do Estado de Santa Catarina. O diâmetro e altura serão variáveis, adaptando-se ao local de exposição.

Ainda no MASC é possivel conferir a mostra “O Astronauta”, com bras de acervo do artista Fernando Lindote. Os trabalhos estão expostos na Sala de Vídeo do Museu.

Mesa Redonda no MASC

Data: 31 de janeiro de 2019