No dia 17 de maio será realizada mais uma edição dos Programas Públicos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com a educadora Ana Beatriz Bahia. A atividade, que pretende discutir o uso dos games para fins educativos, será realizada a partir das 14h, com entrada gratuita, porém é necessário fazer inscrição. A oficina é direcionado a profissionais de museus, educadores, designers de games e estudantes de arte. 

Ana Beatriz Bahia é doutora em Educação (UFSC) e graduada em Artes Plásticas (Udesc). Cofundadora e diretora do estúdio Casthalia, pesquisa e desenvolve jogos digitais educativos há 20 anos. É autora de jogos recomendados pelo Ministério da Educação, como A mansão de Quelícera (www.quelicera.art.br). Desde 2002, atua como professora da área de Artes Visuais, atualmente na Udesc.

Games como dispositivo educativo
Ana Beatriz Bahia
Em tempos de hiperconectividade, crianças interagem com aplicativos e jogos digitais (games) antes mesmo de começarem a desenhar, ou de serem apresentadas a peças do nosso patrimônio artístico e cultural. Isto é mero problema a ser enfrentado? Ou é possível levar os games ‘a sério’, explorando-os como dispositivo educativo?
Em diálogo com a 16ª Semana de Museus: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos (Ibram), a oficina aborda os jogos digitais (games) no contexto da educação não-formal (museus, centros culturais, etc.). O tema será discutido a partir de referências teórico-metodológicas das áreas de educação e artes visuais, articulando contribuições dos emergentes campos de game studies e game design. Estratégias de concepção e utilização de jogos digitais por museus de arte serão delineadas, tomando como exemplo jogos criados por instituições como o MAC-USP (São Paulo), o Boijmans (Roterdã), a Tate (Londres), o Thyssen-Bornemisza (Madri), a NGA (Washington), o MoMA (Nova York) e o próprio MASC (Florianópolis), museu que promove esta oficina. Tais exemplos serão jogados e pensados em duas perspectivas educacionais, complementares entre si: como dispositivos de mediação cultural e como objeto artístico-cultural que evidencia a posição ativa do visitante dos museus na contemporaneidade.

Serviço: 

Programas Públicos MASC
Data: 17/05/2018 (quinta-feira)
Horário: das 14h às 17h30
Local: MASC / CIC

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas limitadas.

 

Fonte: Ascom FCC