Devido à grande procura por ingressos, haverá  uma segunda sessão do projeto Cinema ao Vivo Especial, com exibição do filmeEncouraçado Potemkin.  A sessão extra será nesta quarta-feira, dia 23, às 21h45, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)O clássico do cinema mudo russo de 1925 terá trilha sonora executada ao vivo pela banda paulista ATR - Aeromoças e Tenistas Russas . Os ingressos estão à venda na bilheteria do CIC, por R$20 inteira e R$10 meia-entrada.

Os ingressos para a primeira sessão, marcada para às 20h, encerraram em poucas horas, por isso, a administração do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e os músicos decidiram disponibilizar mais uma apresentação.  A edição especial do projeto, idealizado pela equipe técnica do MIS/SC, conta com a uma montagem criada pela banda ATR, que é de São Carlos (SP) e está em turnê pelo Sul do Brasil. Para o clássico russo, o grupo apresenta sua proposta de trilha sonora com elementos de synthwaveOs integrantes têm uma relação próxima com o campo audiovisual, seja pela formação acadêmica em cursos universitários de Cinema e TV ou pelo envolvimento com projetos de live cinema.

“Escolhemos o filme O Encouraçado Potemkin pois ele representa um marco na história do cinema, utilizando técnicas de filmagem e montagem muito inovadoras para a época. Além disso, o enredo do filme, sobre uma revolta de marinheiros de um navio de guerra na Rússia czarista, nos faz pensar e traçar paralelos com o contexto atual”, afirma o guitarrista Gustavo Koshikumo. Sergei Eisenstein, o diretor do filme, frisou que gostaria que a produção tivesse sua trilha refeita de tempos em tempos para que ele ficasse sempre atual. “Usamos no palco três sintetizadores, bateria eletrônica e samplers. O resultado é bem diferente da versão original”, avisa o baixista Juliano Parreira. “A trilha foi composta num período de três meses em 2018, e já foi apresentada ao vivo no Sesc Jundiaí e no Sesc Bom Retiro” explica Eduardo Porto, baterista.

O filme*

Encouraçado Potemkin
Título original: Bronenosets Potyomkin
Ano: 1925
Duração: 1h12min
Direção: Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Elenco: Grigori Aleksandrov, Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Aleksandr Antonov
Gênero: Drama / Histórico
País: Rússia
Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
(*Fonte: site Adoro Cinema)

A banda

ATR é um projeto de música instrumental que mescla dançantes vertentes do rock e da música eletrônica, como house music e synthwave. Os músicos já realizaram mais de 400 shows pelo Brasil, incluindo importantes eventos como a Virada Cultural, Festival Universo Paralello, Festival Bananada, além de passagens pela América Latina e Europa, com destaque para as feiras Circulart, MIL e Primavera Pro. Em 2018, comemoraram 10 anos de carreira com o lançamento do quinto trabalho autoral, o EP Mood, em que as experimentações com a estética eletrônica são ainda mais evidentes. O grupo é composto por Juliano Parreira (contabaixo e sinthbass), Gustavo Koshikumo (guitarra e sintetizador) e Eduardo Porto (bateria e spd-x).

O quê: Cinema ao Vivo
Filme: Encouraçado Potemkin
Trilha sonora ao vivo: Banda ATR- Aeromoças e Tenistas Russas
Quando: 23 de janeiro de 2019, às 20h e 21h45.
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia-entrada (mediante comprovação na entrada do evento).
À venda na bilheteria do CIC das 13h até o horário do espetáculo
Classificação etária: 10 anos