FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O município de Chapecó receberá no dia 10 de agosto uma sessão assombrosa e espetacular: a apresentação do clássico do terror “Nosferatu” (1922), com trilha sonora executada ao vivo pela banda Skrotes, de Florianópolis. A exibição está marcada para as 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó. A entrada é gratuita e a classificação etária é para maiores de 12 anos. A ação é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de SC (MIS/SC) e a Unochapecó. Após a apresentação a banda realizará uma conversa com os participantes como parte das comemorações do dia do estudante, celebrado no dia 11 de agosto.


Considerada uma das obras-primas do cinema mudo, “Nosferatu” é uma adaptação do diretor Friedrich Wilhelm Murnau do romance “Drácula”, de Bram Stoker. A trilha sonora original do filme foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições - o que era comum em tempos de cinema mudo. Só que desta vez, em Chapecó, a sonoridade submerge da inspiração contemporânea da banda instrumental catarinense mais celebrada no cenário da música nacional.


A essência do Cinema ao Vivo é proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo cinema mudo em que, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única. Agora com mais recursos é possível criar uma atmosfera, onde o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica.


Link em vídeo: https://youtu.be/0Uc70mhbkuw

Sobre o projeto
O projeto Cinema ao Vivo teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes: “Nosferatu”, com Skrotes, e as comédias “O Circo” (Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa, “A General” (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro do Campeche de Florianópolis, e “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin, de 1936), com a trilha composta pela Orquestra Manancial da Alvorada.
Sobre o filme
O longa “Nosferatu” narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. “Nosferatu” é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.
A trilha sonora original de “Nosferatu” foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. (Fonte: Wikipédia)
Sobre a banda

O som dos Skrotes nasceu em 2009, em Florianópolis, a partir da diversidade da formação musical dos seus integrantes. Chico Abreu, Guilherme Ledoux e Igor De Patta transitam entre a música clássica, o jazz, o samba, a música brasileira, o punk rock, o metal e a música eletrônica de forma tão natural que as diferenças entre estilos se diluem e variados ritmos soam como uma coisa só. Uma música baseada na liberdade, desconstrução e transgressão das estéticas musicais.
Durante oito anos de atividades lançaram cinco registros de forma independente e fizeram mais de 180 shows em Santa Catarina e outros estados brasileiros e recentemente realizaram uma turnê pela Inglaterra a convite do Festival de Lancaster.
O álbum “NessunDorma”, lançado em janeiro de 2014, entrou na lista de melhores discos da música brasileira em 2014 pela publicação virtual O Embrulhador, na 22ª posição em uma lista de 100 discos que contava com vários artistas reconhecidos e valorizados nacionalmente como Tom Zé, Criolo, Mombojó, Nação Zumbi, Andre Mehmari, Zeca Baleiro entre outros. Em 2017, o trio toma de assalto novamente o cenário da música com o emblemático álbum “Tropical Mojo”, obra que praticamente carimbou o passaporte do grupo para o circuito musical inglês.

Serviço
O quê: Cinema ao Vivo com o filme “Nosferatu” e trilha sonora executada ao vivo pela Os Skrotes
Quando: 10 de agosto de 2018, às 19h30.
Onde: Salão Nobre da Unochapecó - Servidão Anjo da Guarda, 295-D - Efapi
Entrada: Gratuita – Distribuição a definir
Classificação etária: 12 anos