O projeto Cinema ao Vivo, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), estará em Rio do Sul no dia 26 de maio para a apresentação do clássico “Tempos Modernos”, de 1936, com trilha sonora executada ao vivo pela banda Orquestra Manancial da Alvorada, de Florianópolis. A exibição está marcada para as 20h, no Teatro Embaixo da Ponte, com entrada gratuita. A classificação etária é livre. A ação é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS/SC e o Teatro Embaixo da Ponte.

Considerado uma das obras-primas do cinema mudo, “Tempos Modernos” é uma criação do diretor Charlie Chaplin. Por meio do projeto, a trilha sonora será executada ao vivo durante as exibições - como era comum na era do cinema mudo. Só que desta vez, a sonoridade submerge da inspiração contemporânea de uma das bandas instrumentais catarinenses mais celebradas no cenário da música nacional.

"Esta é a essência do Cinema ao Vivo, proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo cinema mudo em que, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única. Agora com mais recursos é possível criar uma atmosfera, onde o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica”, explica a administradora do MIS/SC, Ana Lígia Becker.


Link em vídeo: https://youtu.be/0Uc70mhbkuw

Sobre o projeto

O projeto Cinema ao Vivo teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes: “Nosferatu”, com Skrotes, e as comédias “O Circo” (Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa, “A General” (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro do Campeche de Florianópolis, e “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin, de 1936), com a trilha composta pela Orquestra Manancial da Alvorada. Sucesso incontestável de público, o Cinema ao Vivo levou mais de 2,5 mil pessoas nas mais de 20 sessões que promoveu (todas lotadas).

Sobre o filme

O icônico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.

 

Sobre a banda

A Orquestra Manancial da Alvorada é um noneto composto por Julian Brzozowki (saxofone tenor, violão, voz, composição) Rafael Pfleger (baixo, produção); Fabio Cadore (percussão); Dandara Manoela (voz, percussão); Daniel Postal (guitarra, voz); Paulo Zanetti (saxofone soprano, saxofone tenor, clarone); Charles Kobarg (acordeon, voz); Leonardo Schmidt (guitarra, percussão) e Gabriel Dutra (bateria, sintetizador). Unindo artistas dos mais diferentes gêneros, a Orquestra Manancial da Alvorada acaba entrecruzando as cenas do jazz, samba, rock e sertanejo, ao trazer rostos dos mais diversos cantos da musica florianopolitana. Assim, o grupo vem alargando seu público e ganhando notoriedade rapidamente. Prova dessa rápida ascenção foi sua participação no projeto CIC Grandes Encontros juntamente com o septeto Tao Orquestra, grande projeto encabeçado por importantes figuras da música na ilha. A apresentação, realizada dia 17 de maio de 2017 no Teatro Ademir Rosa, o mais prestigioso palco de Florianópolis, foi apenas a quarta apresentação ao vivo da Orquestra Manancial da Alvorada.

O grupo iniciou suas atividades em outubro de 2015, e concluiu seu primeiro ano de trabalho apresentando o espetáculo Via Várzea no Teatro Álvaro Carvalho no dia 18 de outubro de 2016, como parte do festival Floripa Noise. Link para o vídeo completo aqui. Via Várzea, o álbum de estreia da Orquestra, é composto por nove faixas autorais escritas por Julian Brzozowski e arranjadas em parceria com o grupo. O espetáculo de apresentação do projeto contou com as participações de Addia Furtado (djembe, performance); Marissol Mwaba (voz); Renata Corrêa (voz) e João Lazaro, o artista audiovisual responsável pela direção de arte do cenário. O espetáculo foi captado em 7 câmeras e 29 canais de áudio, sob a direção de Julian Brzozowski, mixagem e masterização de Rafael Pfleger, e montagem e edição de Charles Kobarg. A versão de estúdio do álbum Via Várzea está em fase de produção no Estúdio Pimenta do Reino, em Florianópolis, sob os cuidados técnicos do baixista do grupo, o produtor Rafael Pfleger. Duas das músicas em versão de pré-produção de estúdio estão disponíveis para avaliação, “Preço Bom Nós Tem” e “Ad Remelexum et Avant”. Ainda em sua agenda de 2017, o grupo irá participar do projeto Cinema ao Vivo, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura na sala de cinema do CIC, musicando ao vivo o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. O DVD ao vivo Ganga Canastra é a preparação de 9 faixas autorais para o segundo álbum da Orquestra Manancial da Alvorada, dando continuidade ao trabalho iniciado com Via Várzea.

Sobre o Teatro Embaixo da Ponte

O Espaço Cultural Moysés Boni é um espaço único. Localizado embaixo da ponte Curt Hering, no centro da cidade de Rio do Sul. Integra o Parque Universitário Unidavi (PUNF - Parque Universitário Norberto Frahm), com amplo estacionamento e outros equipamentos culturais, como o Museu da Madeira e Espaço de Cultura Indígena.

Criado em 2004, o espaço comporta até 200 pessoas, com estrutura técnica para iluminação, fechamento lateral (blackout) e excelente acústica. Já recebeu mais de 300 atividades culturais de diversos lugares do Brasil, além de apresentações da Espanha, Canadá, Argentina, Uruguai e Chile. ​Cada vez mais o Teatro Embaixo da Ponte, como é popularmente conhecido, vem assumindo seu lugar como exemplo de inventividade e demonstrando o poder ressignificador da arte.

Serviço

O quê: Cinema ao Vivo com o filme “Tempos Modernos” e trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra Manancial da Alvorada

Quando: 26 de maio de 2018, às 20h.

Onde: Teatro Embaixo da Ponte - embaixo da ponte Curt Hering

Entrada: Gratuita – Distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

Classificação etária: livre.

 

Ascom FCC