Florianópolis irá sediar, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema “Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.
 
No Museu da Imagem e do Som (MIS/SC),  estará a exposição Design participativo – coletivos criativos.
São arquitetos, jornalistas, designers, artistas. Quatro curadoras e uma dezena e meia de criadores inspirados estão trabalhando para transformar as ruas de Florianópolis. Os pequenos cantos, vãos e desvios da cidade vêm sendo preenchidos com os elementos de um estar amável e prazeroso.  No final do processo, um legado para as comunidades e uma exposição para encher os olhos e a alma.  É este o resultado no qual a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa aposta: de 23 de maio a 12 de julho, a exposição Coletivos Criativos vai mostrar ao público o que construiu pela cidade no hall principal do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura. 
 
"O nosso legado é construído a partir do desenvolvimento de design simples, que cria intervenções urbanas em espaços da cidade", diz a designer Bianka Frisoni, que assina a curadoria com Simone Bobsin, jornalista, Katia Veras, arquiteta, e Isabela Cielski, artista plástica – essa última à frente do coletivo Design Possível.  O grupo aceitou a proposta da Bienal e partiu em busca de adesões para pôr em prática o processo de criação coletiva. "Fomos convidando outros arquitetos e designers, como Abreu Junior, Juliana Castro, Bia Kudelka, João Calligaris Neto, José Luiz Kinceler e Guilherme Lamtada", conta Bianka. "Em pouco tempo o grupo da Geodésica Cultural Itinerante também se juntou a nós e hoje somos umas quinze pessoas", orgulha-se.
 
O grupo realiza intervenções em pequenos espaços, com o uso de objetos componíveis, como bancos e floreiras.  "É mais um meio de provocar, de plantar uma semente", diz Bianka. "Partimos do “estar” como ideia de um espaço acolhedor e interessante. No início não sabíamos direto no que ia dar, mas aos poucos fomos fechando os conceitos, gerando alternativas – e ganhamos o espaço do Museu da Escola para apresentar o trabalho durante a Bienal", conta.
 
Sala Escura
 
À direita de quem entra no espaço expositivo do MIS/SC está localizada a sala escura. Neste local, o público confere as referências do grupo Coletivos Criativos e exemplos de projetos desenvolvidos em todo o mundo, por meio de imagens projetadas no chão e paredes, além de tablets com fotografias que demonstram essas referências. Há ainda a possibilidade da interação do público, que pode se expressar deixando recados nas paredes da sala. 
 
 
(Fotos: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC)
 
Serviço:

O quê: Exposição Design participativo – coletivos criativos - Bienal Brasileira de Design
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
De 23 de maio a 12 de julho de 2015
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingo, 10h às 19h30min.
Curadoras: Bianka Frisoni, Simone Bobsin, Katia Veras e Isabela Cielski

Fonte: Organização do evento