Em 18 de maio comemora-se o Dia Internacional de Museus e os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), entre eles o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), participam da programação que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza pelo 13º ano para marcar a data. A Semana de Museus vai de 18 a 24 de maio com atividades em instituições de todo o país. Em Santa Catarina, 93 instituições museológicas cadastraram diversas ações culturais programadas para ocorrer durante o evento (confira a programa completa no guia online).
 
Na edição de 2015, a Semana tem como tema "Museus para uma sociedade sustentável", para repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere  ações sustentáveis em museus. Ao trazer essa causa para discussão, o evento vem fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação. 
 
Veja as atividades previstas:
 
Atividade: Exibição do documentário Lixo Extraordinário e Mesa Redonda
Data: 18 de maio de 2015 (segunda-feira), das 14h às 17h
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2630 / 3665-6362
Participação gratuita
Atividade conjunta do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC)
Sobre: exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias (RJ). Após a exibição do documentário haverá uma conversa com convidados sobre a temática da Semana.
 
Participantes:
M. Sc. José Olimpio da Silva Jr.: Biólogo e mestre em Geografia na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais. É consultor ambiental da Socioambiental Consultores Associados em Florianópolis.  Atua profissionalmente desde 1992, seja como consultor ou  professor. Tem experiência em projetos de planejamento e conservação ambiental, avaliação e prevenção de impactos ambientais e responsabilidade e educação socioambiental.
 
M. Sc. Fernanda do Canto é designer gráfico pela UFSC e mestre em artes visuais pela UCLM (Espanha). Atualmente cursa Museologia também na UFSC. Fez intercâmbio para a faculdade de design da imagem e do som, na UBA (Argentina). Realizou curadoria de filmes para a Fundação Cultural Badesc durante dois anos. Trabalha atualmente com produção de exposições e de artes cênicas.
 
Carmen Susana Tornquist é graduada em Licenciatura Plena Em História pela UFRGS, mestrado em Sociologia Política pela UFSC e doutorado em Antropologia Social pela UFSC. Atualmente é professora assistente efetiva da UDESC. Em extensão universitária, trabalha com articulações com movimentos sociais especialmente através do COMINTER (Comite interuniversitário), Divuant- Coletivo Divulgando Antropologia, e do cine-clubismo, através do projeto Cinearth em Movimento- Cinema, artes e humanidades.
 
Paulo Roberto da Rocha e Pinho é graduado em Administração e trabalha há 27 anos como técnico de edificações da Comcap, onde, atualmente,  exerce o cargo de gerente do departamento técnico. Possui conhecimentos sobre a coleta de resíduos sólidos e, também, da coleta seletiva.  Atuou, também, como Gerente de Planejamento para a Empresa de Saneamento de Luanda – ELISAL na atividade de elaboração e implantação de um novo modelo de gestão dos resíduos sólidos.
 
Mediador:
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis é mestrando do Programa de Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, na linha de pesquisa Patrimônio e Memória Social. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é museólogo da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atuando no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico.
 
:: A programação completa das casas administradas pela FCC está disponível aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC