O catarinense Aguinaldo José de Souza Filho doou um rico acervo audiovisual para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O ato foi efetivado quinta-feira (31) com a presença da presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin. Os equipamentos - 37 peças entre câmeras fotográficas, tripé, lentes e filtros - agora integram o acervo museológico do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC). Na foto, o registro da assinatura do ato de doação.

SOBRE O DOADOR - Apaixonado por arte e cultura nas mais diferentes formas, Aguinaldo é natural de Jaraguá do Sul. Começou a vida profissional em 1959, como locutor das estações de rádio Mayrink Veiga, Continental, Tamoio e Rádio Relógio. É ator, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro do Rio de Janeiro. Estudou arte dramática no Conservatoire Nacional D’Art Dramatique, em Paris; na Califórnia fez o bacharelado em Cinematografia e é membro do Screen Actors Guild of America.

Atuou em dezenas de comerciais em Miami, Los Angeles e ultimamente em Florianópolis e Chapecó. Foi dublador profissional em Miami e Rio de Janeiro. Foi produtor e voz da TNT por 10 anos. Atuou durante 15 anos como International Broadcaster para a BBC de Londres, rádio Suécia, rádio Praga e Voz da América. Formou-se em direção de Cinema na Famu, em Praga. Como ator, atuou nos filmes ‘Os Paqueras’, 1968, na produção internacional ‘The Heartbrakers’ de Roberto Carminatti, 2008; co-protagonista no filme de Chico Faganello, ‘Muamba’ (2008). Autor do roteiro cinematográfico “Justiça de Louco’. É também narrador de áudio-livros, produtor e apresentador de filmes comerciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC