O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil tem sessões todos os sábados, às 16h, na sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Confira os filmes de setembro:

Dia 2/9: 

O Pequeno Príncipe
The Little Prince
(De Mark Osborne, EUA, animação, 2015, 114 min)
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Primeira adaptação animada da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, No centro de tudo está uma menina, que vem sendo preparada por sua mãe para o mundo muito adulto no qual vivem ― sendo interrompidas neste processo por seu excêntrico e amável vizinho, o Aviador. Ele apresenta para a sua nova amiga um mundo extraordinário, no qual tudo é possível. Um mundo ao qual ele mesmo foi apresentado há muito tempo pelo Pequeno Príncipe. É aí que começa a jornada mágica e emocionante da menina pela sua própria imaginação e pelo universo do Pequeno Príncipe. E é onde ela redescobre sua infância e aprende que o que importa são as relações humanas e o que é realmente essencial somente pode ser visto com o coração.


Dia 9/9:

Sessão Curtas da Mostra (52 min) Livre
Com os filmes:

O menino cabeça de flor (de Vanessa Heeger, animação, BA, 2017, 2 min)
As flores do menino cabeça-de-flor sempre lhe trouxeram orgulho e alegria, mas tudo mudará no primeiro dia da escola, quando ele enfrentará o bullying dos seus companheiros.

Faísca (de Luca Tarti e Paulo Lima, SP, animação, 2021, 5 min)
Um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.

Menina Bonita do Laço de Fita (de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, animação, Brasil, 2014, 8 min)
Conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual a ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.

Papagaio Verde (de Anderson Lima, ficção, SP, 2017, 8 min)
Ao perder seu papagaio, uma dupla de amigos pensa em invadir um quintal. Mas a vida de um deles está prestes a mudar.


Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 09 Clara Camarão (de Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)
Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.

A bicicleta do Vovô (de Henrique Dantas, ficção, BA, 2012, 22 min)
A Bicicleta do Vovô é um curta metragem para crianças e adultos que aborda a relação entre avô e neto. Em um lugar muito distante, O Reino do Sertão Pelejado, homens-morcegos capturam lendas através de televisores. Surgem, então, o Super Tigre e o Mestre Conselheiro para salvar o nosso planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá. É contando essas histórias que vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, re-significando símbolos através de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida.

Dia 16/09:

As aventuras do Pequeno Colombo
(De Rodrigo Gava, animação, Brasil, 2015, 88 min)
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ano de 1460, o jovem Cris (Cristóvão Colombo), preocupado com a situação financeira de seu pai, sai atrás de um lendário e valioso mapa que estava com um inescrupuloso mercador de escravos, o terrível Capitão Bonneville. Cris, Léo (Leonardo Da Vinci) e Lisa (Mona Lisa) embarcam num navio negreiro e partem numa aventura pelos oceanos até encontrarem a poderosa criatura marinha, o Nautilus (defensor do povo da Atlântida). Teria Cristóvão Colombo encontrado o Novo Mundo (1942) se não tivesse derrotado o monstro? O filme brinca com a possibilidade de Cristóvão Colombo e Leonardo da Vinci terem se encontrado
em Gênova para viverem uma aventura fantástica, levando-os ao encontro dos seus destinos.

Dia 23/09:

Semana Inclusiva 2023 - Sessão de Curtas da Mostra (66 min) Livre
Com os filmes:

O filho do vizinho (de Alex Vidigal, DF, Ficção, 2011, 8 min)
Pela janela do seu quarto, Ronaldinho olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de o Filho do Vizinho.

Sobre amizades e bicicletas (de Julia Vidal, PR, ficção, 2022, 20 min)
Thiago sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

Ninguém é igual a ninguém (com libras e audiodescrição) (de Jeane Cândido, RS, musical, 2014, 6 min)
Esse curta-metragem é um musical apaixonante no qual as crianças de educação infantil expressam livremente suas alegrias e contrariedades, anunciando a diversidade cultural e suas diferenças cotidianas. Seus gestos espontâneos, simplicidade e doçura revelam situações surpreendentes…

Mãos de vento e olhos de dentro (de Susanna Lira, RJ, Ficção, 2007, 14 min)
A amizade entre duas crianças que brincam de encontrar desenhos em nuvens se transforma depois que uma delas descobre um segredo.

Crisálida (com libras) (de Sérgio Melo dos Santos, SC, ficção, 2016, 18 min)
O adolescente surdo Rubens sempre conviveu entre ouvintes, mas ao fazer amizade com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) reconstrói sua relação com o mundo e acessa a sua verdadeira cultura.

Dia 30/09:

As aventuras de Azur e Asmar
(De Michel Ocelot, animação, França, 2006, 88min)
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur. Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada numa gruta de luz, esperando por um resgate. Separados na infância, se reencontram adultos, como rivais, quando partem em busca da fada.