A sessão Cinemática retorna neste mês de janeiro reprisando o filme Bacurau, dentro de um ciclo proposto com o tema "Necropolíticas". O coreano Parasita e o norte-americano Joker ("Coringa") completam as sessões, de acontecem gratuitamente de 13 a 15 de janeiro, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Os três filmes são distintos, com pontos em comum: a desigualdade social e política que gera, a partir dos indivíduos retratados, neuroses sintomáticas do nosso tempo. A programação é organizada pelo cineasta catarinense Pedro MC, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

As sessões começam às 19h, com apresentação de textos reflexivos sobre cada filme, escritos por convidados especiais, entre pesquisadores de cinema, roteiristas e cineastas. A projeção começa pontualmente às 20h, com entrada gratuita, e lotação máxima de 136 cadeiras, por ordem de chegada. Haverá distribuição de senhas uma hora antes das sessões.

PARASITA DIVULGACAO IMAGEM 01 Dia 13: Parasita
Dir. Joon Ho Bong
Coréia do Sul, 2019
Classificação: 16 anos

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2019.
Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso. (Distribuição Pandora Filmes & Alpha Filmes)

BACURAU DIVULGACAO IMAGEM 01 Dia 14: Bacurau
Dir. Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Brasil, 2019
Classificação: 16 anos

Prix du Jury do Festival de Cannes 2019.
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. (Distribuição Vitrine Filmes).

JOKER DIVULGACAO IMAGEM 01Dia 15: Joker (Coringa)
Dir. Todd Phillips
Estados Unidos, 2019
Classificação: 18 anos

Leão de Ouro Festival de Veneza 2019.
Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.
(Distribuição Warner Bros.)

A sessão Cinemática é fruto de parceria com o MIS/SC desde 2017. Oferece, todos os meses, filmes com temáticas urgentes, por meio de projeção, debates com convidados, atividades paralelas como conversas, oficinas, palestras, e desenvolve e produz mostras e festivais, de forma colaborativa e com caráter educacional, sem fins lucrativos. Dúvidas e sugestões para programação podem ser enviadas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número (48) 98866-6012.

Mais informações do evento em https://www.facebook.com/events/2709514482446714/