FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A aluna do Ateliê de Escrita da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edna Merola lança seu livro As Marias de San Gennaro na Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), no próximo dia 23 de outubro, às 19h. A publicação conta com ilustrações de Marcos Nimerosky Levy (Kito).

As páginas de As Marias de San Gennaro foram nascendo aos poucos. As primeiras no início da década de 1990, as últimas em anos recentes. Sua criadora, a pedagoga paulistana Edna Domenica Merola, costumava invocar San Gennaro nas horas de trabalho árduo, brincando com o bordão de humor da atriz Nair Belo :“San Gennaro for give me”. E é o santo milagroso de devoção dos napolitanos e dos descendentes de italianos da Mooca, bairro de São Paulo, quem conduz as Marias pelas páginas do livro que Edna lança agora dentro da série Palavra de Mulher, da Editora Insular.

“Quando comecei a escrever as histórias sobre um grupo de professoras, San Gennaro se apresentou na narrativa, ainda inanimado em seu altar, mas depois foi se humanizando e tomou conta do 'pedaço'...” conta a autora.

A obra traz textos curtos, bem humorados, com a dose certa de ironia. “Gostaria que o livro fosse lido por pessoas de qualquer idade que gostem de histórias com humor, por professoras
e professores, e especialmente por crianças e adolescentes em processo de aquisição do hábito da leitura e do riso”, completa a autora.

Sobre a autora

Edna Domenica Merola é paulistana, bacharel em Letras (USP), Pedagogia (UNICAPITAL) e Psicologia (UNIMARCO). Psicodramatista (IBP), Especialista em atenção à Saúde da Pessoa Idosa (UFSC). Mestre em Educação, Administração e Comunicação (UNIMARCO). Supervisora de Ensino aposentada junto à Prefeitura Municipal de São Paulo. Autora de poemas, crônicas, contos, cartas, assim como prática de ensino com foco em oficinas de escrita criativa, nos títulos: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001); A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); Cora, Coração (Nova Letra, 2011);  No Ano do Dragão (Postmix, 2012); De que são feitas as histórias (Postmix, 2014);  Relógio de Memórias - Cartas de uma artesã da escrita (Postmix, 2017).

Edna vive em Florianópolis desde 2008, onde participa de ações culturais com os temas: literatura, teatro, história da Música Popular Brasileira e psicodança. Edna participa também do Ateliê de Escrita da (FCC), na Biblioteca de Arte e Cultura do (CIC). Administradora e mantenedora dos blogs Aquecendo a Escrita; Neti Ativo; Rede Idosos; e Neti Amigo.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro As Marias de San Gennaro, de Edna Domenica Merola
Quando: 23 de outubro de 2019, das 19h às 21h
Onde: Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis