Em junho, o Cineclube Infantil exibe uma programação de curtas e longas-metragens de animação e ficção para as crianças. As sessões ocorrem todos os sábados, às 16h, com entrada gratuita na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Confira a programação do mês:

Dia 1º de junho:

avião vermelhoAs Aventuras do Avião Vermelho
Direção: Frederico Pinto e José Maia
País: Brasil
Ano: 2014
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

Dia 8 de junho:

azur e asmarAs aventuras de Azur e Asmar
Direção: Michel Ocelot
País: França
Ano: 2006
Duração: 88min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur. Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada numa gruta de luz, esperando por um resgate. Separados na infância, se reencontram adultos, como rivais, quando partem em busca da fada.

Dia 15 de junho:

Sessão de curtas-metragens nacionais
Duração: 61min

Com os filmes:

As Pintas do Júnior (de Cleide Ramos, animação, Rio de Janeiro, 2014, 4min)
Como lidar com os temores e sentimentos despertados por aqueles ambientes desconhecidos, esquisitos e até mesmo assustadores encontrados pela criança num hospital, posto de saúde ou consultório médico?

Balu (de Paula Gomes, ficção, Bahia, 2014, 16min)
O melhor amigo do menino é Balu, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balu desaparece misteriosamente. Em busca do amigo perdido, o menino vai descobrir o mundo a sua volta.

Calango (de Alê Camargo, animação, Distrito Federal, 2007, 8min)
Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição. Mas as coisas não são tão simples quanto ele imagina...

Uma dupla de dois – O paradeiro de Jorge (de Fernando Coelho, PR, ficção, 2012, 9min)
Dona Matilde, uma senhora da vizinhança, reclama o desaparecimento do seu gato, o Jorge. A pequena dupla de investigadores passa a questionar o levado menino da rua, Pedro, e o suspeito.

O Piano (de Marcelo Bala e Andrea Pesek, animação, São Paulo, 2014, 3min)
Um menino carrega um piano no bolso. Mostra o artista como alguém que revela a beleza escondida nas frestas, nos cantos remotos, na natureza, e que catalisa tudo isso em forma de música.

Pierre e a Mochila (de IuliGerbase, ficção, Rio Grande do Sul, 2013, 11min)
Pierre, um menino de 10 anos, muda-se para a casa de seu avô, após sua mãe o ter abandonado. No novo colégio, Ana, Elisa e Fauna, três meninas muito teimosas, irão ajudá-lo a ficar alegre enquanto eles preparam seu projeto para a aula de ciências: um musical sobre as invenções de Tomas Edison.

Dia 22 de junho:

kellsO segredo de Kells – Uma viagem ao mundo das fábulas
Direção: Tomm Moore
Países: Irlanda, França e Bélgica
Ano: 2009
Duração: 75min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Em um mosteiro, o mais fantástico dos livros precisa ser concluído e mostrado ao mundo. Esta misteriosa tarefa é dada a Brendan, um menino de apenas 12 anos. Para completar o lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo. E ainda desobedece ao seu amado tio, o Abade Cellach, se perdendo na floresta encantada onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal. Mas este é apenas o começo da jornada para Brendan se tornar o mais especial dos escribas.

Dia 29 de junho:
Não haverá sessão. Abertura da 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no Teatro Pedro Ivo.