A sessão Cinemática, produzida pela Cinemateca Catarinense ABD/SC, lança parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, uma das mais atuantes no mercado nacional do cinema autoral, e apresenta em abril a o primeiro ciclo de filmes seguidos de debates. A Semana Vitrine Filmes tem parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e ocorre de 1º a 3 de abril no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita.

Serão três sessões especiais até o final do ano, com filmes que não entraram no circuito das salas comerciais. A exibição será seguida de debate com convidados que contribuem ao tema de cada filme.

Programação:

Dia 1º de abril, 19h30:

CINEMA NOVO
Direção: Eryk Rocha (2016)
90′ / Brasil / Português / Documentário
Ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro. Prêmio Olho de Ouro - Festival de Cannes 2016.
Debate com Claudia Aguiyrre, José Geraldo Couto e Loli Menezes

Dia 2 de abril, 19h30:

TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM
Direção: Eduardo Ades, Marcus Fernando
88′ / BRASIL / 2018 / digital / documentário
Torquato Neto (1944-1972) vivia apaixonadamente as rupturas. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo –, o poeta piauiense engajou-se ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 60 e 70. Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Junto à arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Por fim, rompe com sua própria vida. Suicida-se no dia de seu aniversário de 28 anos.
Debate com Jean Mafra, Fabio Brüggemann e Demétrio Panarotto

 

Dia 3 de abril, 19h30:

TODOS OS PAULOS DO MUNDO
Direção: Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira (2018)
80′ / BRASIL / 2018 / digital / documentário
Com Paulo José, Dina Sfat, Bel Kutner, Joana Fomm, Mariana Ximenes, Selton Mello, Milton Gonçalves, Helena Ignez, Fernanda Montenegro.
Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. TODOS OS PAULOS DO MUNDO narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através do que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “TODOS OS PAULOS DO MUNDO” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo. Festivais e Prêmios: Festival do Rio (2017), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2017), Panorama Internacional Coisa de Cinema (2017), Festival de Havana (2017), Janela Internacional de Cinema (2017), Festival de Tiradentes (2017).
Debate com Renato Turnes, Laine Milan e Marco Martins

 

Serviço:

O quê: Semana Vitrine Filmes
Quando: de 1º a 3 de abril, às 19h30
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita.