Em abril, o Cineclube Infantil está com uma programação cheia de curtas e longas nacionais escolhidos especialmente para a criançada. As sessões ocorrem todos os sábados, às 16h, na sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita. A realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, com curadoria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e ocorre durante todo o ano.

Dia 05 - Sessão de Longa-Metragem Nacional (76 min)

:: Cocoricó Conta Clássicos (de Fernando Gomes, animação, São Paulo, 2012, 76’)
A turma da fazenda mais divertida do Brasil resolveu interpretar alguns dos mais famosos clássicos infantis para a criançada. Como se isso não bastasse, Júlio e seus amigos ainda deram uma leve mexida nas histórias, deixando-as muito mais engraçadas. Confira os clássicos: “Cocoricunda”, com o Feito no papel de Corcunda; “Rapunzilica”, com a Lilica e suas lindas tranças; “Os Cigarras e As Formigas”, onde Lilica, Caco e Júlio são as cigarras e Zazá, Mimosa e Lola interpretam as formigas; “Belalilica e Ditofera”, com a Lilica no papel da Bela e o Dito, da Fera; e “O Gaitista de Quixeramobim”, onde o Júlio encanta todos com sua gaita.

Dia 12 - Sessão de Curtas-Metragens Nacionais (58 min)

:: Voa, João (de Humberto Avelar, animação, Rio de Janeiro, 2014, 5')
A entrada na escola é um marco na vida de qualquer criança. Na animação “Voa, João”, acompanhamos as peripécias de um pequenino joão-de-barro, que precisa deixar a proteção do seu ninho e aprender a voar com as próprias asas, superando seus medos e limites, e conquistando seu lugar no mundo.

:: Aniz, a Bruxinha Aprendiz (de Guilherme Araújo, animação, Goiás, 2014, 7')
A animação conta a história de uma garota chamada Aniz, que tem uma avó chamada Belatrix, que é uma bruxa. Aniz entra no porão de sua avó e toda a magia acontece.

:: Os atrasos da Sol (de Alessandra de Almeida Martins e Henrique Ajala, ficção, São Paulo, 2015. 11')
Sol é uma criança inspiradora, com tanta luz interna, que possui um ponto de luz no topo de sua cabeça. Por causa de alguns atrasos para chegar até a escola, sua mãe passa a investigar mais de perto a rotina de sua filha e, ao observar a menina, descobre a beleza das pequenas coisas da vida e o ritmo desacelerado que esse olhar demanda.

:: Hugo, o monstro (de Humberto Avelar, animação, Rio de Janeiro, 2014, 4')
Hugo é um monstro que mora embaixo de uma cama e tem um problema. Ele não assusta ninguém. Na verdade, ele tem medo de uma criatura desconhecida, maior e mais assustadora, que vive em cima da sua cama. Será que Hugo vai conseguir enfrentar os seus medos? E, afinal, quem será esse terrível monstro?

:: Entre latinhas (de Carla Leoni e Richard Dantas, ficção, SP, 2013, 13')
Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia pra ajudar a família. Mesmo sendo de mundos diferentes, essas duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. Gregorinho enfrentará uma série de barreiras, mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.

:: Erros (de Rodrigo Soldado, animação, Rio de Janeiro, 2014, 10')
Um menino que passa ver os erros dos outros, menos os dele, de uma maneira literal.

:: A Visita (de Leandro Corinto, ficção, Rio de Janeiro, 2014, 8')
Matheus vive com seu tio Theo, a quem chama de pai. Seu verdadeiro pai foi morar no exterior quando ele era muito pequeno; então ele sequer tem lembranças dele. Hoje, Matheus finalmente receberá a visita de seu verdadeiro pai.

Dia 19 - Sessão de Longa-Metragem Internacional (88 min)

:: Snoopy& Charlie Brown, o filme (de Steve Martino, animação, EUA, 2016, 88 min)
Próximo das férias de inverno, a vida de Charlie Brown e sua turma sofre uma mudança com a chegada na cidade de uma garotinha da cabelo vermelho. Brown logo se encanta pela jovem e tenta lutar contra sua timidez e sua baixa autoestima para falar com ela. Ao mesmo tempo, Snoopy encontra uma máquina de escrever e começa a imaginar uma história pra lá de fantasiosa e heroica.

Dia 26 - Sessão de Curtas-Metragens Catarinenses (66 min)

:: SuperPlunf(de Camila Kaulig e Henrique Luiz P. de Oliveira, animação, SC, 9')
Um menino consome apenas comida de preparo instantâneo, até que a suacuriosidade pelos sons o conduz a conhecer outras formas de alimentação.

:: O ser curioso (de Júlia Machado, documentário, SC, 2014, 7')
Através da história do Garapuvu – árvore símbolo de Florianópolis, o vídeo mostra como a curiosidade desperta a criatividade. Ela surge quando tudo parece novo, surpreendente, como se cada dia fosse uma nova descoberta. De forma lúdica, O Ser Curioso revela atos inseparáveis de ação e reflexão que podem modificar a realidade.

:: Bravura (de Giovanni Girardi e Flavio Tavares, animação, SC, 2014, 4')
O curta narra a história de um toureiro espanhol que realiza uma tourada atrapalhada no México.

:: NhamNham - a criatura (de Lucas Barros, ficção, SC, 2015, 13')
Lucas se muda para uma casa nova e faz um amigo que o ajuda a esquecer os problemas. Só que esquecer nem sempre é a melhor maneira de lidar com eles.

:: Fora da Caixa (de Edemar Miqueta, animação, SC, 2013, 5')
Nossa aventura começa, quando a imaginação de uma pequena se liberta pra “FORA DA CAIXA”.

:: A Montanha no Meio do Mundo (de Olga Nenevê e Marlon Toledo, animação, SC/PR, 2014, 15')
A animação conta a história de uma menina chamada M.M.M., que percorre uma trajetória de autoconhecimento para, enfim, descobrir que tudo pode se transformar.

:: O Mistério do Boi de Mamão (de Luiza Lins, ficção, SC 2005, 13')
A história é uma aventura envolvendo um grupo de crianças, futebol, e o mistério do sumiço de um dos bonecos do boi de mamão da Lagoa da Conceição.

Entrada gratuita.