Sobre o Projeto

TAC 8emPonto horizontal


O TAC 8 em Ponto é uma ação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que teve início em março de 2012, a princípio no horário das 19h30, e apresenta todas as terças-feiras - agora às 20h - espetáculos de música, dança e teatro no palco do Teatro Álvaro de Carvalho, no centro da capital.
Foi baseado no modelo do antigo TAC 6:30, projeto de grande sucesso na década de 1990. O objetivo é promover a cultura catarinense por meio da realização de apresentações artísticas semanais. Os grupos participantes - selecionados entre os inscritos nos segmentos música, dança e teatro - contam com suporte técnico, divulgação e registro audiovisual e fotográfico dos eventos.
As inscrições seguem abertas, e podem ser realizados por meio do formulário de inscrição.

O que a FCC oferece ao artista:
- Estrutura do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), exceto sonorização (consultar lista de equipamentos disponíveis);
- Receita da bilheteria, em sua totalidade;
- Divulgação:
- fôlderes e cartazes;
- redes sociais, site da FCC e mídia especializada;
- Registros fotográfico e audiovisual;


Regras e Orientações gerais aos participantes

Assinatura do contrato
O contrato deve ser assinado no CIC logo após selecionado. Após a assinatura os ingressos estarão disponíveis para venda no TAC, CIC e Pedro Ivo. Após a assinatura do contrato o grupo poderá retirar alguns ingressos para venda antecipada.

Sobre a arrecadação
Os ingressos do TAC 8 em Ponto têm o valor fixado em R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada. Todo o dinheiro arrecadado é repassado para o responsável pelo espetáculo, imediatamente após os eventos. A parte vendida em cartão deverá ser retirada em cheque dois dias úteis após o evento.
ECAD
O Ecad cobra 10% do valor arrecadado na bilheteria, a não ser que o grupo preencha e apresente à FCC, com até 20 dias de antecedência, a declaração de Titular Não Filiado (disponível em Downloads), em que declara a autoria das músicas executadas no espetáculo. O ECAD também exige uma cópia do CPF e RG. No caso de o artista ou grupo estar filiado, é necessária a declaração de isenção por parte da associação correspondente. (ex. ABRAMUS, AMAR, etc).

 

Divulgação

A divulgação é realizada principalmente pela assessoria de imprensa da FCC, coordenação do projeto e pelo própio grupo participante. A assessoria de imprensa da FCC elabora e envia releases aos meios de comunicação (jornais, colunistas, sites, emissoras de rádio e televisão. Além disso, divulga diretamente os eventos no site da FCC e canais de redes sociais institucionais. A Coordenação do projeto distribui folders, cartazes, divulga via lista de e-mails, TV do CIC, organiza chamadas em vídeo e entrevistas com os participantes e administra página “amigos do tac 8 em ponto’. Para o sucesso dos eventos, é de fundamental importância que os próprios grupos se mobilizem e divulguem o evento com o seu público, ajudem a distribuir os material impressos e realizem promoções e venda antecipada de ingressos.

Fôlderes e cartazes: Mensalmente, são impressos 2 mil fôlderes com informações sobre os participantes; além de 40 cartazes que devem ser retirados junto à Gerência de Projetos, na sede da FCC, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Uma parte é distribuida nas casas da FCC e locais próximos ao TAC.
Facebook : A assessoria de imprensa cria eventos no Facebook. Os produtores e artistas podem podem solicitar a sua inclusão como co-administrador após confirmar a presença. Além da divulgação na página oficial da FCC administrada pela assessoria de comunicação os eventos também são divulgados na página Amigos do TAC 8 em ponto e CIC 8:30 – Grandes Encontros. O Facebook tem se mostrado uma excelente forma de divulgação, por isso sugerimos aos participantes que enfatizem a campanha convidando os amigos, compartilhando e fazendo campanhas promocionais.


Registro dos eventos
Os espetáculos são registrados em fotografia e audiovisual por profissionais técnicos da FCC. A assessoria de imprensa realiza registros fotográficos que são editados e enviados por e-mail aos participantes. O setor de Audiovisual do Museu de Imagem e Som (MIS/SC) é responsável pelo registro audiovisual dos eventos que podem ser retirados bastando trazer um pendrive de no mínimo 16gb.


Sobre os equipamentos e serviços disponíveis
O TAC conta com um equipamento de som de excelente qualidade, mas insuficiente para a apresentação de bandas de grande porte. Quando for necessária sonorização além da disponível no teatro, o grupo deverá por conta própria providenciar.
As informações sobre os equipamentos disponíveis do TAC podem ser encontradas no site do teatro.


Show

Preparativos
Para a apresentação, os artistas têm à disposição a infraestrutura do TAC e técnicos especializados em som e iluminação que fornecerão auxílio técnico aos grupos participantes. Para garantir uma boa montagem é importante conversar com os técnicos com antecedência e se possível enviar um mapa de palco e de luz para o e-mail do projeto. Os camarins estarão à disposição, porém o TAC 8 em Ponto não fornece alimentos ou bebidas. Para o maior conforto dos artistas é recomendado lanches e bebidas para o maior conforto
Horário
O Nome do projeto sugere pontualidade portanto os grupos participantes devem estar atentos aos horários. É importante o grupo chegar cedo para deixar tudo pronto para os evento. A partir das 13h os técnicos estarão disponíveis para acompanhar a montagem . Após as 19h30min já estará autorizada a entrada do público no Teatro e por isso não será permitida a passagem de som ou ensaios após esse horário. Antes do início dos espetáculos, pontualmente às 20h é tocado o terceiro sinal sonoro e então é feita uma breve apresentação do TAC 8 em Ponto pelo servidor Emanuel Pereira (coordenador executivo do projeto).

Passagem de Som/Ensaio
Caso os grupos possuam técnicos de som ou de luz, estes devem participar da montagem. Necessidades técnicas e horários especiais para montagem ou ensaio devem ser tratados diretamente com o setor técnico do TAC (sujeito à disponibilidade dos técnicos do Teatro).

Passagem de Som/Ensaio
Caso os grupos possuam técnicos de som ou de luz, estes devem participar da montagem. É fundamental respeitar os horários de funcionamento do TAC 8 em Ponto. Necessidades técnicas e horários especiais para montagem ou ensaio devem ser tratados diretamente com o setor técnico do TAC (sujeito à disponibilidade dos técnicos do Teatro).

Palco / Banners


Música
Sem cenário: Os dois banners laterais, a passadeira superior e o banner central (atrás do grupo) deverão ser mantidos durante o espetáculo.
Com cenário (montagem ou projeção): Serão mantidos os dois banners sobre as colunas laterais frontais do palco e a passadeira superior, no entanto o banner central poderá ser levantado durante o espetáculo devendo aparecer no início do mesmo.

Dança e Teatro: Serão mantidos dois banners laterais sobre as colunas frontais do palco.


Inscrição


Antes de realizar a inscrição leia a aba Regras Gerais, para conhecimento do regulamento.
Para se inscrever, clique nos links abaixo:

Música:
- Preencher o formulário online de Música;
- Apresentar os seguintes conteúdos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), link da internet ou CD:
> foto do grupo “.jpg” com, no mínimo, 5 megapixel;
> três ou mais composições em áudio nos formatos “.mp3” ou “.wav”, que demonstrem a identidade musical do grupo e sejam representativas do espetáculo que se pretende apresentar;
> registro em vídeo (não obrigatório).

Teatro:
- Preencher o formulário online de Teatro;
- Apresentar os seguintes conteúdos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), link da internet ou CD:
> foto do grupo “.jpg” com, no mínimo, 5 megapixel;
> vídeo demonstrativo (sem cortes e sem edição);

Dança:

- Preencher o formúlário online de Dança;
- Apresentar os seguintes conteúdos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), link da internet ou CD:
> foto do grupo “.jpg” em boa resolução (sugerido: 5 megapíxel)
> vídeo demonstrativo;
Reforçamos que é imprescindível a apresentação do vídeo demonstrativo dos espetáculos de dança ou teatro.

Critérios de seleção de projetos:
- Qualidade artística geral do grupo.
- Contemplar a diversidade de estilos em cada segmento artístico.
- Adequação da proposta artística às condições técnicas disponíveis.
- Para os grupos de música serão selecionados, preferencialmente, trabalhos autorais.
- Adequação a datas especiais relacionadas com a proposta do grupo.

Os grupos inscritos são cadastrados no banco de dados do programa e os materiais demonstrativos (vídeo e áudio) são analisados por técnicos da FCC com formação nos segmentos artísticos.
Aqueles selecionados, serão notificados com cerca de 3 (três).

Perguntas Frequentes

É permitido retirar ingressos antecipados?
Sim. Com um mês de antecedência é permitido, ao grupo ou artista,
Sim. Com um mês de antecedência é permitido, aos grupos participantes, retirar ingressos antecipados do seu espetáculo para venda. Tal procedimento deverá constar no contrato firmado junto à Fundação Catarinense de Cultura. Os ingressos retirados antecipadamente não são passíveis de devolução.

O TAC 8 em Ponto disponibiliza equipamentos de som?
São disponibilizados os equipamentos pertencentes ao Teatro Álvaro de Carvalho (consultar lista de equipamentos disponíveis). Caso haja necessidade de estrutura extra, esta deverá ser contratada pelo grupo / artista.

O TAC 8 em Ponto paga cachê?
Não, porém o valor integral da arrecadação com bilheteria é destinado ao artista / grupo. O valor é repassado ao responsável imediatamente após o evento.

Realizei a inscrição há algum tempo, mas ainda não fui chamado. Por quê?
A ordenação dos artistas / grupos atende aos critérios de seleção previstos pelo projeto. A programação é estruturada de acordo com a agenda do projeto e dos artistas.

Devo me inscrever de novo?
Caso a inscrição tenho sido realizada com sucesso (enviados os materiais demonstrativos solicitados), não se faz necessária nova inscrição.
Atualmente são centenas de grupos inscritos e o chamamento para integrar a programação é realizado conforme disponibilidade de agenda.

Posso convidar uma banda para abrir a minha apresentação no TAC 8 em Ponto?
Sim, mas é fundamental comunicar à coordenação do TAC. O registro fotográfico e audiovisual do evento de abertura dependerá da disponibilidade dos técnicos da FCC.

Posso produzir materiais de divulgação complementares para o meu espetáculo?
Sim, com a necessidade de aplicar ao material gráfico as logos do Estado de Santa Catarina, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura e do projeto TAC 8 em Ponto. Essas, em sua totalidade, estão disponíveis no sítio cultura.sc.gov.br.