MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

Pesquisa sobre o Corpo no MASC

No primeiro semestre de 2014, iniciou no MASC a coleta de dados para a pesquisa: “Políticas do Corpo: arte, psicanálise e saúde mental”, coordenada pela professora do Departamento de Psicologia da UFSC: Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, juntamente com seu grupo de pesquisa: Gustavo Beirão, João Karpinski, Tomás Tancredi e Tom Cykman. A pesquisa debruça-se sobre as temáticas do corpo e da subjetividade, a partir da interface entre arte, psicanálise e saúde mental. Resgata as práticas de artistas, que debruçam-se sobre a temática do corpo e/ou da saúde/doença, buscando aprofundar as reflexões sobre as racionalidades e o imaginário cultural das concepções de corpo e saúde na contemporaneidade.

A coleta de dados deve seguir até Julho de 2015, mas o grupo já conta com o material de mais de 50 artistas que se enquadram dentro desse recorte, que envolve o Período de 2000 a 2012.

O trabalho de artistas como Silvana Leal, na imagem acima, instiga o grupo a seguir com a pesquisa e o aprofundamento teórico que ela possibilita.

MASC promove proposições educativas para o público em abril

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC)…

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…