MASCFacebookInstagram

Pesquisa sobre o Corpo no MASC

No primeiro semestre de 2014, iniciou no MASC a coleta de dados para a pesquisa: “Políticas do Corpo: arte, psicanálise e saúde mental”, coordenada pela professora do Departamento de Psicologia da UFSC: Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, juntamente com seu grupo de pesquisa: Gustavo Beirão, João Karpinski, Tomás Tancredi e Tom Cykman. A pesquisa debruça-se sobre as temáticas do corpo e da subjetividade, a partir da interface entre arte, psicanálise e saúde mental. Resgata as práticas de artistas, que debruçam-se sobre a temática do corpo e/ou da saúde/doença, buscando aprofundar as reflexões sobre as racionalidades e o imaginário cultural das concepções de corpo e saúde na contemporaneidade.

A coleta de dados deve seguir até Julho de 2015, mas o grupo já conta com o material de mais de 50 artistas que se enquadram dentro desse recorte, que envolve o Período de 2000 a 2012.

O trabalho de artistas como Silvana Leal, na imagem acima, instiga o grupo a seguir com a pesquisa e o aprofundamento teórico que ela possibilita.

Feira e seminário com convidados expressivos encerram 16º Armazém

Para encerrar a mostra “O Mundo como Armazém”, o 16º Armazém realiza feira e seminário nos dias 8 e 9 de junho, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis (SC). A ideia é aprofundar reflexões em torno da exposição que…

Projeto Gerações MASC apresenta a obra de Jarina Menezes nesta quinta-feira (24)

Nesta quinta-feira (24), às 17h, a 32ª Edição do projeto Gerações MASC - Museu em Movimento abordará a obra da desenhista e pintora Jarina Menezes. A apresentação ficará a cargo do filho, Carlos Holbein e da amiga da artista,…

Confira a programação do Projeto Claraboia (MASC) para este mês

A 5ª edição do projeto Claraboia traz o professor/artista Zé kinceler (1961-2015) e o Coletivo Geodésica, com a ocupação intitulada “Em descontinuidade”. Partindo de uma ideia de arte colaborativa, Zé Kinceler deixou um legado de…