MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

No primeiro semestre de 2014, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) se tornou sala de aula para os alunos da disciplina Teoria e História da Arte V, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
 
As aulas foram realizadas no espaço a cada 15 dias, graças a uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Museu, e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc. 
 
Coordenadas pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Lygia Helena Roussenq Neves, esta também administradora do Masc, as aulas ocorreram no período noturno, das 18h às 21h, sempre na presença da coordenadora e equipe do museu. O resultado final será a produção de textos discentes destinados a uma publicação organizada pelas coordenadoras da proposta. Durante as aulas, os estudantes também pesquisaram sobre o acervo institucional do Museu, incluindo os registros e material bibliográfico disponível.

Além de aumentar a visibilidade do acervo artístico e documental do Masc, a experiência possibilitou que os alunos formassem um repertório com/sobre obras de artistas do período que se conhece como alto modernismo brasileiro, devidamente identificadas em sua singularidade histórica e conceitual. O conhecimento e análise presencial das obras também permitiu a identificação de diferenças e semelhanças das principais sensibilidades e percepções artísticas, considerando as mesmas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, reverberando na atualidade.

MASC promove proposições educativas para o público em abril

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC)…

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…