MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

VISUALIZAR

Verbetes de referência curricular 2010

Conselho Editorial

Ane Fernandes
Jayro Schmidt
Lygia Roussenq Neves
Nancy Therezinha Bortolin
Onor Filomeno
Maria Teresa Lira Collares
Vinícius Alves

Colaboradores

Eliane Prudêncio da Costa
Luiz Carlos Mesquita
Marcos Heimbert Karro
Ronaldo Linhares

Estagiário

Mateus Pinho Bernardes

 

Editoração eletrônica

Bernúncia Editora

 

MASC

 

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, convida para a 12ª Semana Nacional de Museus

Quando se destaca a importância das coleções e se busca a sua valorização, sendo-lhes oferecida a possibilidade de proteção legal, ainda que não musealizadas ou já visitáveis, desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam. Coleções são complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, participação e fruição. (IBRAM)
 
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promovem parceria para propor uma semana repleta de atividades, que vão desde apresentações culturais a discussões críticas acerca dos desafios propostos pela 12ª Semana Nacional de Museus.

Confira a programação completa:
 
Evento: Mostra Melhores Minutos de 2013
Quando: 12 a 18 de maio de 2014
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Horário: das 10h às 20h30min; domingo, das 10h às 19h30min
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Aberto ao público

Sobre: O Festival do Minuto apresenta anualmente seus melhores vídeos em centenas de instituições culturais em todo o Brasil.
 

Evento: Mesa redonda “Museus: As coleções criam conexões”
Quando: 12 de maio de 2014 (segunda-feira)
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Horário: das 14h às 17h
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / 3665-6363 
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Sobre: As coleções são a semente dos museus, e logo deles se tornam corpo e alma. Fazem com que o conhecimento se enriqueça e se amplie no diálogo com os elementos recolhidos e reunidos como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida.
 
Palestrantes: 
Dr. Péricles Prade - Jurista, colecionador, crítico de arte ABCA/AICA, escritor e presidente da Academia Catarinense de Letras.
Dr. Ylmar Corrêa Neto - Médico Neurologista, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e colecionador.
 
Mediador: 
Msc. Fernando Boppré – Historiador, crítico, curador e assessor de curadorias do Sesc/SC.
 

Evento: Oficina Retrato em foco
Quando: 13 e 20 de maio de 2014 (terças-feiras)
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Horário: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 
Vagas limitadas: 15 participantes
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre: Esta oficina visa promover o conhecimento acerca do tema “Retratos”, de refletir como esta categoria é representada nos livros de História da Arte e de Fotografia, além de apresentar aos professores novas possibilidades de trabalhar com esta temática em suas aulas. A oficina terá uma carga horária total de 16h/aula, divididas em duas terças-feiras.
 
Ministrante: 
Msc. Patrícia Peruzzo – Analista Técnica em Gestão Cultural – MIS/SC.
 

Evento: Apresentação Banda da Lapa - Parceria entre o Projeto Bandas SC e Projeto TAC 7:30
Quando: 13 de maio de 2014 (terça-feira)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, nº 26 - Centro - Florianópolis – SC
Horário: 19h30min
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / 3028-8070 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) – Os ingressos estarão à venda na bilheteria do TAC

Sobre: apresentação musical da Banda da Lapa, fruto da parceria entre o Projeto Bandas SC e o Projeto TAC 7:30, ambos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A Banda de Música é composta pelos naipes de instrumentos de madeira; naipe de metais; instrumentos de percussão e um naipe de instrumentos harmônicos. 
 

Evento: Oficina Breve de Escultura, Modelagem e Fôrma
Quando: 14 de maio de 2014 (quarta-feira)
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC 
Horário: das 14h às 17h
Informações: (48) 3664-2630 / 3664-2633 
Vagas limitadas: 15 participantes
Inscrições clique aqui
 
Sobre: A Oficina Breve de Escultura, Modelagem e Fôrma (Mármore e Resina) busca propiciar ao orientado, leigo ou iniciado na arte da escultura, o conhecimento da técnica de retirada de fôrma, tornando apto a compreender os lados da peça e o espaço envoltório, e a compreensão necessária à obtenção da obra. Antecedida por palestra introdutória à técnica, a referida oficina prevê a iniciação e/ou aprimoramento na preparação para a fundição de bronze, na técnica de cera perdida.

Ministrante: 
Pita Camargo - Desenhista, gravador e escultor.
 

Evento: Mostra Alunos Colecionadores
Quando: 15 de maio de 2014 (quinta-feira)
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 – Centro - Florianópolis/SC
Horário: 14h às 17h.
Horário Contação de História: 15h
Informações: (48) 3665-6363 / 3665-6362 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aberto ao público

Sobre: Mostra de coleções dos alunos das escolas E.E.B. Lauro Muller (Florianópolis) e E.B.M. João Gonçalves Pinheiro (Florianópolis). Durante a mostra haverá Contação de História e as Bruxas da Ilha com o Grupo de Oficina Literária Letras no Jardim (Mara Martino, Milka Plaza, Cláudia Silva, Sandra Correa de Souza) interagindo com as coleções e com os alunos/visitantes


Evento: Conversa “E você, o que coleciona?”
Quando: 16 de maio de 2014 (sexta-feira)
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Horário: das 14h às 17h
Informações: (48) 3664-2651 / 3664-2652 / 3665-6363 / 3665-6362 
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Sobre: O que leva as pessoas a colecionarem coisas? A partir do mote “E você, o que coleciona?” o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina saiu em busca de colecionadores anônimos em Santa Catarina a fim de coletar suas histórias para criar um vídeo a ser exibido durante a conversa “E Você, o que coleciona?”. O evento contará com a participação de alguns destes colecionadores anônimos, um psicólogo e um neurologista para explicar os mistérios e fascínios de nossa mente por trás do desejo de colecionar.

Participantes:
Dra. Andrea Vieira Zanella – Psicóloga, professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina.
Dr. Itamar Rios – Médico Neurologista, bacharel em Direito e cientista da computação.
Mediador: Carlos Holbein Antunes de Menezes – Técnico Cultural da Fundação Catarinense de Cultura 
 
 
 
Exposições:
 
Exposição Traçando linhas, ligando pontos - Elza Bonnassis da Nova
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis/SC)
Visitação: de 24 de abril a 25 de maio de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6365

Sobre: vinte anos depois dos primeiros "rabiscos", feitos despretensiosamente em versos de papéis de propaganda, a artista plástica Elza Bonnassis da Nova tem seus desenhos expostos no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. A mostra Traçando linhas, ligando pontos conta com mais de 30 desenhos.
 
Exposições Vinte Seis – Menos Um e Conjunto/Detalhe
Visitação: de 10 de abril a 25 de maio de 2014. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min. 
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, em Florianópolis.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2629

Sobre: 
Vinte e Seis Menos Um: como bem descreve o crítico de Arte e curador João Otávio Neves Filho: “o curioso título da mostra 'Vinte Seis Menos Um', refere-se ao fato de que uma das esculturas que forma o conjunto, será retirada da mostra e colocada no fundo do mar. É a segunda vez que o artista Pita Camargo recorre a este procedimento. Já existe um mármore seu submerso na Reserva do Arvoredo. Coberta de algas, essa obra, assim como a que será instalada agora, pretende provocar uma reflexão no espectador que com ela deparar, mergulhando entre peixes e corais.”
 
Conjunto/Detalhe: a coletiva reúne trabalhos de oito artistas selecionados pelo curador Gleber Pieniz. Participam da mostra os artistas Fernanda Zimermann, Juliana Bortoletto, Juliana Georg Bender, Juliano Jahn, Márcia Camargo, Regina Marcis, Renato Veiga e Sonia Rosa. Conjunto/Detalhe faz um recorte contemporâneo da produção da AAPLAJ e é composta por vídeo, objetos, trabalhos de técnica mista e instalações. Os trabalhos propostos pelos artistas e selecionados pela curadoria começaram a ser confeccionados, revisados ou adequados em agosto de 2012, conforme o conceito geral da exposição e as necessidades de itinerância do Circuito Catarinense. Em dezembro, a primeira exposição do projeto foi aberta em Joinville e, desde então, foi visitada por mais de 1,5 mil pessoas nestas cinco cidades.
 

Exposição Espelhos Urbanos: outra maneira de olhar para Buenos Aires
Visitação: de 11 de abril a 18 de maio 2014. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu da Imagem e do Som , no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2650

Sobre: o trabalho do arquiteto e fotógrafo Sérgio Castiglione consiste na captura de ícones de cada uma das 15 comunas (regiões que englobam diversos bairros) de Buenos Aires, via reflexo na água. “Montada como uma instalação interativa, a ideia é que, com um simples exercício de observação 'por baixo' – o ponto de vista mais comum – se possa vislumbrar o que está acima de nós”, explica o autor.
 
Exposição Memória da Aéropostale
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis/SC
Visitação: de 6 de maio a 8 de junho de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Informações: (48) 3665-6363
Entrada gratuita

Sobre: a mostra permite descobrir ou revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial: a da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Latécoère e Aéropostale. Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar o correio. Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930. 

 

 

 

 

 

 

MASC promove proposições educativas para o público em abril

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC)…

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…