CIC Facebook Instagram

Estão abertas as inscrições para a oficina de Fotografia Contemplativa que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), oferecerá no mês de junho, em parceria com o Instituto Meyer Filho. A oficina é voltada a participantes dos Pontos de Cultura e ocorrerá nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas on-line no link http://goo.gl/forms/AzgCYZAlJK, até o dia 16 de maio (após esta data, as inscrições serão abertas para toda a sociedade civil, caso haja vagas remanescentes). Todos deverão confirmar a matrícula entre os dias 30 de maio e 1º de junho, inclusive os Pontos de Cultura.

As aulas ocorrerão de 3 a 10 de junho e serão ministradas pelo facilitador Pedro Alipio, fotógrafo com larga experiência e estudioso do método Miksang, como também é conhecida a fotografia contemplativa. Serão, no total, sete encontros, que ocorrerão sempre das 19h às 21h (exceto no dia 4 de junho, sábado, quando haverá aula prática no centro de Florianópolis, das 10h às 13h; e 5 de junho (domingo), quando não haverá aula).

No curso, serão abordados aspectos técnicos e estéticos da fotografia, o uso das câmaras fotográficas, desde as mais simples às mais sofisticadas (profissionais). Os participantes receberão temas a serem fotografados e, depois de escolherem as melhores fotografias, elas serão apresentadas em conjunto com os outros participantes para uma avaliação e aprendizado coletivo. Os participantes deverão utilizar uma câmara fotográfica digital (qualquer marca ou tamanho), ter um computador a disposição para trabalhar suas fotos e um pendrive (4 ou 8 GB são suficientes) para transportar seu material.

A fotografia Miksang (contemplativa) permite ver com outros olhos o ambiente que nos cerca. A busca por um olhar instigante e sensível, fruto da observação dos diferentes contextos em que vivemos, é um dos pontos centrais deste curso, pois promove a construção de outros modos de entendimento da arte de fotografar e sua dimensão humana.

Sobre o facilitador

Pedro Alipio possui larga experiência como fotógrafo, iniciada nos anos 1970, quando trabalhou com Publicidade e Jornalismo. Ele conjuga seus conhecimentos nessa área com sua busca pelo autoconhecimento aplicado à fotografia. É um estudioso do Eneagrama, um conhecimento milenar sobre os tipos de personalidade, e é autor do livro O Segredo das Pessoas (SP: Editora Gente, 1997), bem como tem realizado cursos e palestras em diversos estados do Brasil sobre este tema.

Também publicou sua fotos em vários livros e inúmeros catálogos de arte, campanhas publicitárias e reportagens em jornais e revistas. Desde 2010, tem se dedicado a pesquisar a fotografia como expressão de arte, utilizando-se do método Miksang (palavra tibetana que significa bom olho–olhar). Na fotografia contemplativa, como também é chamada, há critérios diferentes dos convencionais no momento de captar uma imagem, pois a proposta é baseada na meditação ou na atenção ao momento presente. O “clique”  ocorre quando algo desperta interesse e atenção momentânea, ao invés de uma premeditação ou composição de determinado registro.

Pontos de Cultura*

Fruto de parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado de Santa Catarina, a seleção dos Pontos de Cultura, realizada em 2009 contemplou 60 entidades, concedendo apoio financeiro de até R$ 180 mil por projeto. Ao todo foram investidos R$ 10,8 milhões, recursos oriundos do Programa Mais Cultura – Pontos de Cultura e do Governo do Estado. Todos os projetos selecionados são provenientes de entidades de caráter cultural, que exploram diferentes meios e linguagens artísticas, empenhadas na inclusão social e na construção da cidadania, seja com geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

O quê: Oficina de Fotografia Contemplativa
Público-alvo: Participantes de Pontos de Cultura
Inscrições: até 16 de maio pelo link http://goo.gl/forms/AzgCYZAlJK
Aulas: de 3 a 10 de junho. Serão sete encontros, diariamente das 19h às 21h - exceto no dia 4 de junho (sábado), com aula prática das 10h às 13h; e 5 de junho (domingo), quando não haverá aula.
Onde: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Participação gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC