BPSCFacebook

Marca GOV 110px

A exposição ABSTRAÇÃO E TRANSPARÊNCIA do artista Elbe Araújo está aberta ao público no Hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina em seu horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira das 8h as 19:15h. Aos sábados das 8h as 11:45h.
 
A arte contemporânea deve ser sentida como eco de um mundo voraz, múltiplo e vasto.
Como um processo contínuo de contaminação da ideias circulantes em cada contexto existe uma espécie de diálogo com o espírito de uma época. Elbe Araújo é desses artistas que entrega-se à experimentação e à pesquisa. Transferindo das escolas de arte para a sua prática de criação o desafio metodológico de desenvolver a interação teoria e prática numa linguagem reconhecida como exercício de liberdade, ele sabe que não há outra forma de acesso à arte que não seja fluindo a sua experiência. Elbe revelou desde criança aptidão para as Artes Plásticas, ensaiava com retratos a lápis e aprimorando o traço seguia com desenhos a bico de pena e aquarelas.
Incansavelmente como estrada já percorrida agora cria a sua criatura moldando e modelando o barro, e aparentemente cúmplice da pintura abstrata, cria formas em pinturas com colagens numa poética calcada na busca pelo conhecimento, moldada por inúmeros cursos de arte. Citando Paulo Sérgio Duarte que é uma grande referência no que diz respeito à arte brasileira, “A arte deve nos mobilizar, mostrar que somos incompletos, que falta alguma coisa”. Na fase atual de elaboração, Elbe constrói movimentos como uma conexão gestual, um caminho no qual os significados estão abertos e ainda em construções. Ali com elementos de apelo pictóricos e gráficos que só são percebidos à medida que se apascenta o olhar, um vigor de possibilidades faz-nos entrar na pintura, que à primeira vista nos remete a um híbrido: textura, tinta e argila. Depois do inquietante exercício, a pintura de Elbe revela-se como uma tsuname repleta de cor, atrás de uma textura ou de uma transparência identifica-se uma forma, e depois outra e outro como em ondas contínuas e fruídas.
Texto de Albertina Prates -Artista multimídia
 

Exposição histórica apresenta legado de Henrique da Silva Fontes na Biblioteca Pública de Santa Catarina

No ano em que completa 170 anos, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe mais uma exposição sobre intelectuais que exerceram seu ofício no território catarinense. A partir do próximo dia 10 de abril, às 19h, é a vez de o…

Biblioteca Pública de Santa Catarina promove programação especial para comemorar a Semana do Livro Infantil 2024

De 15 a 19 de abril, diversas atividades marcarão a Semana do Livro Infantil 2024 na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis. Serão…

Biblioteca Pública abre formulário de agendamento para visitas guiadas

O formulário de agendamento para fazer uma visita guiada à Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) já está disponível. A partir de maio de 2024, todas às quintas-feiras, às 9h e às 14h30, a instituição cultural mais antiga do…