Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Itajaí, unidade cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, foi o primeiro museu institucionalizado da municipalidade de Itajaí, teve como primeiro acervo e também idealizador da proposta da criação de uma instituição de memória na cidade o Sr. João Amaral Pereira. O museu foi inaugurado em 1982 com acervos que remetiam à formação política e econômica da cidade.
 
Instalado no Palácio Marcos Konder, edificação tombada pelo Estado e reconhecida como patrimônio estadual e municipal, o Museu Histórico de Itajaí hoje possui um acervo eclético, dialogando com a formação urbana da cidade e de seus moradores. Dessa maneira, a instituição busca a formação na construção de práticas de cidadania e de preservação, através de fragmentos da própria história local.  
 
Dentro da sua missão, este Museu vem gradativamente investindo em ações educativas que buscam a aproximação do público estudantil das redes pública e privada de ensino, por meio de visitas, cursos e palestras, formando novos públicos que futuramente terão outra percepção do patrimônio histórico musealizado. 
 
Atualmente, o museu vem buscando sua adequação a Lei 11.904/2009 e Decreto de regulamentação no que concerne a sua gestão. Também encontra-se em vias de iniciar o projeto global de restauro e ampliação da edificação onde hoje abriga a unidade cultural, tendo como proposta a ampliação dos espaços expositivos, adequação a legislação vigente para acessibilidade e melhores condições climáticas  físicas de acondicionamento dos acervos salvaguardados. E não menos importante, a instituição encontra-se revisando sua política de acervos e aquisição de novos fragmentos de memória referentes à história da cidade. 
 
Serviço:
 
Museu Histórico de Itajaí
Endereço: Rua Hercílio Luz, 681. Centro. 88303-000 – Itajaí/SC
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30min; sábados, das 9h às 13h; domingos, das 14h às 18h. 
Entrada franca
Agendamento/Informações: (47) 3348-1335 / Direção: (47) 9609-0641 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Museu Histórico de Itajaí