BPSCFacebook

Logo SBPSC Colorido

Sobre o Sistema

O Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), instituído pelo Decreto nº1.572, de 01/08/2008, tem como objetivos implantar, expandir, modernizar e prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais do Estado de Santa Catarina, apoiando-se na função social das Bibliotecas Públicas, que:

 

"... não é apenas incentivar a leitura, mas trabalhar com a informação, levá-la àqueles que dela necessitam. Através dela, permitir que a população conheça seus direitos, saiba como reivindicá-los, possua uma consciência social e política que possa transformar toda essa estrutura social." (ALMEIDA JÚNIOR apud SEVERIANO, 2012)1

 

A Fundação Catarinense de Cultura é o órgão central do SBPSC, a quem compete coordenar e executar as atividades, em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

 _______

 [1] Severiano, Luana Aparecida Neves. Serviço de Informação à Comunidade: a biblioteca pública como instrumento de cidadania e ação social. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 63-68, dez. 2012. Disponível em: . Acessado em: 20 out. 2015.

 

Contato:

Gizelle Freitas

Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina - SBPSC

Bibliotecária / CRB14-792

Especialista em Gestão de Bibliotecas

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones: (48) 3664-2684.

Cadastro de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), disponibiliza o Cadastro das Bibliotecas Públicas do estado - Ano 2016. O objetivo é mapear e diagnosticar as potencialidades e limitações das bibliotecas públicas catarinenses, bem como atualizar o cadastro nacional junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Ministério da Cultura (SNBP/MinC).

O cadastro é eletrônico, clique aqui para efetuá-lo.

O cadastro atualizado junto ao SBPSC garante às bibliotecas a possibilidade de participar de editais lançados pela FCC e pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

:: Confira o cadastro atualizado das bibliotecas públicas de Santa Catarina ::

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Relatórios do Sistema

No primeiro quadrimestre de 2019, o Sistema distribuiu 1.205 livros a 11 bibliotecas e cinco entidades. Desde 2017, o SBPSC entregou quase 11 mil livros a mais de 200 bibliotecas catarinenses.O levantamento mostrou que 61% das bibliotecas existentes em Santa Catarina são informatizadas. Na contramão, apenas 23% possuem páginas em redes sociais.

Instituído pelo Decreto nº1.572, de 01/08/2008, o SBPSC é vinculado a Fundação Catarinense de Cultura, e trabalha em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

:: Clique aqui e confira as informações do SBPSC

Relatórios quadrimestrais:

 

 Relatório SBPSC 01 2019 Relatório quadrimestral do SBPSC 01/2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório do  SBPSC 02/2019:

SBPSC 2 quadrimestre 2019